5 de jun. de 2009

MANUAL CARAS DE REDAÇÃO E ESTILO

Talvez nenhuma outra revista atual contribua tanto para a inovação da língua portuguesa quanto a Caras, aquela velha companheira de tantas salas de espera Brasil afora. Muito mais do que informações sobre a vida das nossas celebridades mais queridas, o que encontramos nas páginas da Caras são exemplos de um estilo novíssimo que, como diria Narcisa, de petit à petit vem ganhando as ruas.

Não tardará, certamente, para você receber um convite para a BODA de algum amigo. Ainda mais se se tratar de alguma famosidade, afinal no mundo de Caras não existe casamento. E, depois da cerimônia (em alguma ilha da Oceania ou com algum padre-de-televisão), é sempre hora da festa, hora de a noiva roubar a cena com um look simples, porém com muita elegância, BY qualquer Ronaldo Ésper da vida. Pra que usar as preposições em português, não é mesmo?

E por que também não ousar na transitividade dos verbos? Aquela chatice do "quem faz faz alguma coisa" é totalmente dispensável, numa tentativa mais do que evidente de o jornalista ganhar espaço para encher a reportagem com mais e mais glamour. Não foi alguns dias depois daquela mesma festa que a fulana RECEBEU em um brunch elegante? Pobres convidados, pobres amigos que, de tão desprezíveis, nem na frase entraram.

Trapos devidamente juntados, é hora de casa nova (ia dizer "quem casa quer casa", mas não posso me esquecer que na Caras só rola boda). Chovem nomes de arquitetos em textos to-tal-men-te descompromissados. E, rodeados de tanto merchandising, marido e mulher poderão finalmente curtir o DÉCOR (no masculino mesmo, esbanjando atrevimento!) do novo loft. Isso que é vida!

Mas união que se preze só fica completa mesmo quando vêm as crianças. E as pobres coitadas, que nem podem escolher se querem ou não aparecer na revista, já são logo fotografadas para mostrar a felicidade descomunal do CLÃ de famosidades.

E é assim, no meio de tantas celebridades com um livro aberto nas mãos, ou diante de um closet repleto de roupas e sapatos, que se constrói uma nova escola de redação. E de estilo — que disso, verdade seja dita, a Caras entende muito, querida.

3 comentários:

Mariana disse...

Gênio! hahahahahahah chorei de rir!

Lucas disse...

Quer ver quando fizerem cerimônia na Oceania COM algum padre-de-televisão! Viva a Santa Sé!

Thiago Lasco disse...

Como diria Erika Palomino, pretensa papisa dos hypes e tendências, Caras "imprime brega".