12 de nov. de 2009

NATALE IN ANTICIPO

Quando eu era criança, minha época favorita no ano era, sem dúvida, o Natal. Mal podia esperar a primeira semana de dezembro para montar a árvore em casa. Isso, lógico, quando minha mãe estava de alto astral. Porque tinha ano em que ela falava que não ia montar porra nenhuma e eu e minha irmã tínhamos de ficar quietos. Só que, muito além dessa coisa familiar, que nunca foi muito minha praia mesmo, eu gostava do Natal porque parecia que a cidade inteira ficava com um clima tão diferente! Era difícil explicar...

Mas aí a infância acabou, o século mudou e o Natal passou a ser uma coisa qualquer. Chegava dezembro e já se começavam a cortar e dobrar papeizinhos na firrrma pra fazer amigo secreto, já se viam as luzezinhas penduradas nas ruas, os velhos de barba branca e roupa vermelha nos shoppings... Mais do mesmo! E essa repetição, misturada com aquela histeria coletiva na busca de um fim de ano arrebatador, passou a dar no saco.

E eis que neste ano parece que a coisa degringolou de vez. Não sei se consequência da vida ansiona na metrópole ou não, mas tudo aquilo que era restrito ao mês de dezembro já está agora nas ruas desde o começo de novembro. Bizarro! Bastou passar o que se considera halloween pra já aparecerem nas sacadas os primeiros papais noéis pendurados. Desse jeito, daqui a uns anos o Natal vai começar a ser comemorado junto com o Carnaval. Quem sabe até a árvore já não vem montada no carro abre-alas. Se bem que, se isso tudo garantir um estoque interminável de panetone nas lojas, eu até agradeço!

2 comentários:

x disse...

Comédia!
Sabe que eu até fotografei a entrada do Wal-Mart quando estive lá, dia 13 de outubro, pois eles já tinham posto as gôndolas com enfeites de natal e árvores... estava tudo lá, na espera do papai noel. Assustei.

mélis disse...

Hahaha
e eu tava me achando mais grinch do que o normal!