26 de nov. de 2009

O SHOPPING CAÇA-NÍQUEL AGRADECE SUA PRESENÇA, (TROUXA)

Pode ser que quem não mora em São Paulo não esteja sendo bombardeado com as notícias referentes à nova lei estadual que determina a gratuidade dos estacionamentos dos shopping centers por aqui. A lei já estava sendo discutida fazia algum tempo, foi aprovada anteontem e suspensa hoje. Jornalistas entrevistam lojistas, consumidores, políticos, mas ninguém questiona o preço totalmente abusivo dos estacionamentos na capital, sejam eles em shopping ou não. Se você ficar três horas num shopping, vai gastar uns 13 reais de estacionamento. E isso que os templos do consumo não são os lugares mais caros para deixar o carro. Se quiser ir pra Vila Olímpia ou pra avenida Paulista em horário comercial, por exemplo, prepare-se pra tirar uns 20 conto da carteira. Aliás, tem até flanelinha que chega a cobrar (extorquir, raça desgraçada!) essa mesma quantia do motorista. Agora, se o programa for uma balada ou um show à noite, você ficará, no mínimo, 30 reais mais pobre.

O pior de tudo é que o serviço de estacionamento é lamentável em todas as partes da cidade. Cobram essa fortuna e ninguém se responsabiliza por porra nenhuma. Nem por arranhões, nem por eventuais furtos, nada! Isso quando o valet não deixa seu carro estacionado num lugar proibido e, além de pagar os reais do serviço, você ainda ganha de brinde uma multa.

Por isso que eu odeio pagar estacionamento. Vai muito além da minha pão-durice. Tudo bem que o desconforto é inevitável. Muitas vezes paro a uns dez minutos a pé do lugar aonde pretendo chegar. E claro que isso também já me rendeu alguns estepes e rádios roubados, vidros quebrados, até mesmo os limpadores de parabrisa já me levaram. Mas não pretendo abandonar esse hábito enquanto essa palhaçada continuar vigorando na cidade. (Sendo realista, acho que vou acabar vendendo o carro antes mesmo de essa mudança chegar a acontecer.)

Esperemos então que alguém tenha a brilhante ideia de proibir o abuso de preços de estacionamento em geral, em vez da cobrança específica em shopping centers. Ou será que antes disso vão aprovar a mudança de nome do Ibirapuera para Parque Michael Jackson, como quer Agnaldo Timóteo?

Um comentário:

Unknown disse...

E não vamos esquecer dos maiores viloes dessa historia toda: as montadoras, que inventaram essa necessidade de ter carro!