3 de mar. de 2009

E POR FALAR EM ABSTRAÇÃO...

O homem é mesmo um ser político, como já dizia o outro lá, entre aspas. Resta saber da onde que veio essa abstração, uma das minhas maiores inquietações nestas vésperas de entrar para o Clube dos 27. Porque a sensação que eu tenho é que é justamente essa abstração exagerada que caga a maior parte das coisas.

Hoje, em menos de uma hora, recebi dois e-mails convidando pro ato contra a Folha, que chamou a ditadura de ditabranda, numa história que está o maior rebuliço no mundo dos formadores de opinião, dos intelectuais e dos aspirantes a.

Bom, eu também adoro bagunça, mas não vou levantar cedo pra ir até o centrão me manifestar contra a Folha, por mais que eu também não concorde com eles terem chamado a ditadura de ditabranda. Na verdade, acho que isso foi mais um joguinho de palavra babaca de algum jornalista igualmente babaca (pleonasmo?) que queria ganhar um elogio do chefe pra subir na carreira. (Trabalhem na Veja pra vocês verem como esse tipo de gente existe aos montes, é desprezível — e não merece nem um terço desses e-mails que têm circulado na internet.) Ou talvez eu até levante cedo sim, vá ao centro e tudo mais, mas vai ser para passear com minha amiga venezuelana que chega imigrante ao Brasil nesta quinta-feira, fugindo do país da ditadura (ou branda) de Hugo Chávez — aliás, como as histórias se encaixam...

Olha, apesar de acreditar que "opinião é como bunda: todo mundo tem a sua, mas ninguém precisa ficar dando por aí toda hora", tô escrevendo o post pra dizer o que eu acho. E eu acho que seria muito mais eficaz, por exemplo, se as pessoas manifestassem seu repúdio parando de assinar a Folha, ou deixando de comprar os produtos que fazem publicidade na Folha... Afinal, se o jornal é antidemocrático e vocês querem calá-lo, façam-no falir. Ou então que tal uma viagem para a Venezuela ou pra qualquer puta-que-pariu no meio do Brasil mesmo para lutar por quem AINDA vive em regime de ditadura, de escravidão? Escrever e-mails e manifestos numa janela do Word é deliciosamente fácil. Ainda mais quando a viagem que se está planejando na janela paralela, do Explorer, é para Paris.

Um comentário:

Anônimo disse...

Denis, vá sim, nem que seja para tomar um café da manhã amigo lá em casa... :)