6 de mar. de 2009

QUESTÃO DE RESPEITO

A carta saiu na seção Correio do Guia da Folha de hoje:

"No dia 29/1, na sessão das 17h40 de 'O Curioso Caso de Benjamin Button', no Bristol, permaneci na sala ao final do filme, durante a exibição dos créditos, como tenho o costume de fazer. Senti-me pressionado a deixar a sala, tanto pela equipe de limpeza, que começou o trabalho antes do término dos letreiros, como por outros funcionários, que passavam ao meu lado com cara emburrada ou se posicionando estrategicamente perto de mim. Deixo aqui um pedido para todos os cinemas: respeitem os créditos do filme e, principalmente, aqueles que gostam de permanecer na sala até seu término." (G.S., 24, funcionário público)

A gerente de marketing da Playarte lamentou o desconforto do leitor e prometeu instruir os funcionários do cinema para que situações do tipo não voltem a acontecer.

Mas eu, que vou há dez anos ao Bristol, ao Espaço Unibanco, ao HSBC, ao Reserva Cultural e a tantos outros cinemas de arte de São Paulo, até hoje ainda não entendi uma coisa: por que que algumas pessoas ficam vendo os créditos do filme com cara de conteúdo, como se aquilo fosse realmente parte da obra e merecesse ser respeitada? Aliás, o que seria respeito, nesse caso? Assistir a um monte de nome subindo num fundo preto? E por acaso será que o respeito é tão grande mesmo a ponto de fulano lembrar o nome do assistente de iluminação ou do homem na fila do caixa #5? Haja!

4 comentários:

Anônimo disse...

Pelamordedeus! Achei no mínimo sem noção exigir que o funcionário da limpeza entenda que alguém possa ter interesse nos nomes que passam DEPOIS de o filme acabar.

Anônimo disse...

AAAaaah... Denis... eu já fiquei até o fim dos créditos por 2 motivos:
- eu queria ver as informações sobre a trilha sonora do filme -- aconteceu comigo no sábado, mas ninguém ficou me enxotando do cinema...
- eu queria ver uma ceninha "extra" escondida justamente nessa parte dos letreiros..........

sou chata, nam? :D

Anônimo disse...

Bom, quando um ex foi estagiário do BNTM, eu ficava esperando os créditos só pra ficar orgulhoso... vai ver o povo tem algum figurante no filme e espera pra ler o nome também...neam? rs

Denis disse...

Tudo bem assistir aos créditos pra procurar o nome de uma música, de um amigo ou esperar uma cena escondida depois de todas as letras... Eu mesmo fiquei na sala vendo os créditos do Wall*e, porque era muito legal a animação que fizeram durante os créditos (recomendo pra quem não viu). Problema é ficar lá sentado e achar que as pessoas que estão se levantando pra ir embora estão DESRESPEITANDO a obra.

Desrespeitar a obra é dar uma catarrada num quadro do Monet, por exemplo, e sair andando. Agora no cinema...