26 de jan. de 2009

PRECONCEITO ARTÍSTICO VOL. I

Quase fui no teatro neste fim de semana. Quase. Mas quem sabe no próximo. Na verdade, tenho um pouco de medo, porque o que eu queria ver (vocês sabem que nutro um certo apreço pelo nível C da farândula) era a Tieta da Tânia Alves. E, depois de ter prestigiado Clodovil Hernandes de quatro no palco (pra não falar das outras coisas que ele fez na peça), tenho medo de passar mais vergonha alheia. Pois, se vocês pararem pra pensar, Tânia Alves é a Leila Lopes de tempos atrás. E pode haver coisa mais constrangedora do que uma Leila Lopes das antigas fazendo um clássico da literatura brasileira? No teatro? Aliás, teatro, por si só, na maioria das vezes — faça-se a ressalva —, já é megaconstrangedor. Mas isso é assunto pra outro post, ainda em elaboração...

Tânia Alves talvez seja uma Leila Lopes de trás pra frente, pensando melhor. Ela começou a carreira dela nos filmes de putaria, afinal. Ela e o suvaco peludo em voga na época. Sem falar que, em todas as novelas, pelo que eu me lembre, Tânia Alves só faz papel de puta. Não é à toa então a escalação pro papel principal de Tieta. É a história da puta que volta da cidade grande pro Agreste. E deve ser um musical. Lógico! A gente não pode se esquecer que Tânia Alves é também cantora. De axé, lambada, forró, bolero... Ela é, portanto, cantriz. Se não bastasse ela, tem também a filha dela: a Gabriela Alves. Tão versátil quanto a mãe.

Tânia Alves é ainda dançarina. Já participou até de um programa no Japão que vi um dia desses no YouTube. Um achado! (Aliás, tem umas homenagens ótimas também, com fotos de arquivo pessoal e tudo. Auto-homenagens?) Enfim, se pra gente já é constrangedor, o que dizer pra alguém do teleférico oriental? Nem o cantor se sentiu à vontade no palco, tenho certeza. Essa brasilidade...

Mas o melhor de tudo foi o que eu li uns tempos atrás na Contigo. Uma matéria simplesmente sensacional: Tânia Alves mostra seu novo apartamento. No meio da reportagem você ficava sabendo que a cantriz havia trocado seu apartamento de 200 e tantos metros quadrados em Ipanema por um de 60, no Recreio dos Bandeirantes, mais intimista. Nova fase.

Bom, pensando melhor, talvez eu deva sim ir no teatro ver a Tânia Alves.

3 comentários:

Unknown disse...

Pelo que andei vendo, acho que desta vez a coisa nem é tão vergonha alheia. Ah, e são duas horas de espetáculo. ;-)

Mariana disse...

HAHAHAHAHAHHHAHAHAHHAHA! TIETA TUM TUM TUM, TIETA TUM TUM TUM!

Anônimo disse...

mininu, vou te contar uma coisa e espero que vc nao desista do meu curso: fui ver o clô no teatro porque sou fã dele. e pra piorar: tenho o ingresso guardado até hoje.
e não me conformei até hoje com a morte dele.