9 de fev. de 2009

LUGARES PARA NÃO SER VISTO

Aquela sua tia-avó que você vê poucas vezes decide que quer comprar um novo edredon pra cama dela. Você, bom sobrinho-neto que é, decide acompanhá-la até a loja. Mas ela insiste que o melhor lugar é aquela loja que você acha tão brega. E pra você não resta outra que ir até a loja. Chegando lá, ela olha, olha, pergunta o preço, pergunta sua opinião (você diz que achou todos lindos) e ela acaba ficando com o modelo amarelo florido, o mais cheguei de todos. A vendedora faz o pacote e você se oferece pra levar a sacola — afinal, com a idade dela, melhor não carregar peso. A tia-avó vai agradecer o vendedor e você, que não aguenta mais ficar ali, dá o primeiro passo pra fora da loja, sacola na mão, e encontra aquela menina do colégio pra quem você tanto pagava pau. Constrangimento mor.

A questão não é a menina que você pagava pau, não é a sua tia-avó com gosto duvidoso nem o fato de você estar carregando uma sacola com metade do seu tamanho. Problema mesmo é a loja brega. Porque simplesmente há lugares em que você não merece ser visto. Aquela padaria xexelenta, aquele restaurante de quilo que vende sobra de ontem, aquele shopping que só tem viado, aquela balada que cobra cincão de entrada... Pior ainda quando você é obrigado a ficar por horas num desses lugares. Afinal, você já está lá meio contra a sua vontade, o lugar não é 100% do seu agrado, e aí bate o pânico de encontrar alguém conhecido. Esse lugar é tão brega, meu Deus, estar aqui só depõe contra mim. Caramba, como só tem gente feia aqui! Se alguém me vir, o que é que eu vou dizer que vim fazer aqui? Ah, relaxa, relaxa. Tudo bem. Se alguém me vir, é porque esse alguém também está aqui. Mas EU poderia NÃO ESTAR. Ou poderia ter vindo numa hora em que ninguém estivesse. Ou poderia ser invisível mesmo.

Olha, se você vai a um desses lugares em que você não gosta de ser visto, contente-se: alguém sempre vai te ver. Afinal, isso é parte da lógica do negócio — se você não corresse o risco de ser visto, não teria do que ter medo. Então, o que fazer numa situação dessas? Sinceramente, não vejo muita solução. Enquanto não inventarem um disque-águia, o melhor a fazer mesmo é abrir a sacola da tia velha, enrolar o edredon amarelo florido no corpo, pôr um sorriso no rosto e sair dali com samba no pé. Quem sabe pelo menos você não leva pra casa o prêmio Melhor Fantasia: Originalidade...

Um comentário:

Anônimo disse...

imaginei vc saindo daquela casa sofia bem feiosa, perto da galeria, e encontrando a maria joaquina. ei, já conheceu stefhany? um sucesso do interior do piauí! tem que conferir!